Artigos

Semana do Dízimo!

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Desde a noite da última segunda-feira 04 de abri, 57 dos 65 agentes da Prelazia se reuniram com o bispo D. Adriano para a Assembleia anual dos agentes para estudos, orações e convivência fraterna por uma semana.

Na manhã desta sexta-feira, 06 de abril, os missionários do MEAC Marilene e Domênico vindo de Dias Ávila, chegaram entre nós para nos ajudar a compreender a importância do dízimo na comunidade. Os missionários foram muito bem vindos entre os agentes e, após descanso, almoço e novo descanso foram convidados a realizar a missão para a qual vieram aqui. Por cerca de meia hora o Sr. Domênico expôs o tema em evidência e incentivou os agentes a abraçar com entusiasmo essa Pastoral. A esperança de D. Adriano é a de que as demais paróquias ouvindo esses testemunhos do casal missionário e o trabalho dos mesmos em Confresa, possam também abraçar a causa e proposta.




S E R Á A M A N Ã !
Está chegando a semana do dízimo! Amanhã, domingo dia 08.04 teremos o Encontro de todos nós: padres, irmãs, CPCs, catequistas, cantores, tocadores, leitores, ministros da eucaristia e todos os agentes de pastoral de todas as comunidades das paróquias N. Sra. Aparecida e São Sebastião de Confresa com os missionários do dízimo. Será às 14 hs na Matriz N. Sra. Aparecida. Todos somos chamados. Um só que faltar poderá pôr o projeto em perigo. O êxito dependerá do empenho de TODOS.
Ah, e não se esqueçam de levar algo para o nosso lanche comum.
Desde já muito obrigado e que Deus derrame fecundas bênçãos sobre todos.

CORRIGINDO A LINGUAGEM:
Conforme orientações feitas pelos missionários: "Somos missionários do MEAC - Missionários para a Evangelização e Animação de Comunidades - e não 'missionários do dízimo'. O dízimo é apenas uma consequência da nossa ação...". Portanto, peço as devidas desculpas pelo uso errado do termo e, usando o termo correto digo: "Estamos felizes pela presença dos missionários do MEAC entre nós e, neste 08.04 nos encontraremos com eles às 14 hs na Matriz NS Aparecida".

Desde o dia 02 até 08 de abril/18 nós os 65 agentes de pastoral da Prelazia (bispo, padres, religiosas, religiosos e alguns leigos) estamos em São Félix do Araguaia reunidos em assembleia de estudos, orações, partilhas das experiências pastorais e lazer, evento este que coincidiu com o triste episódio que levou nosso companheiro Lula, os brasileiros e a Democracia a esta trágica conclusão. E mais uma vez, como protagonista profética, a Prelazia, por meio de nós seus agentes, aproveita para escrever uma nota que ora se segue:

Nota da Prelazia de São Felix do Araguaia sobre a ordem de prisão contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
A Prelazia de São Félix do Araguaia com o seu Bispo Dom Adriano Ciocca Vasino, o Bispo Emérito Dom Pedro Casaldáliga e agentes de pastoral (leigas e leigos, religiosas e religiosos), vem, por meio desta nota, unir-se aos clamores em defesa da Democracia, pela superação das desigualdades.
Em sua caminhada profética na luta pela justiça, sinal do Reino de Deus, juntamente com os atores sociais de nosso território, sobretudo os povos originários, Indígenas, Quilombolas, Posseiros, Retireiros, Agricultores Familiares que animam o sonho da convivência e permanência na sagrada Mãe Terra, manifestamos nossa indignação frente ao atual momento histórico, com a fragilização das conquistas e dos direitos sociais no campo e na cidade.
Desde 2013 constatamos a perseguição virulenta aos governos populares (Lula e Dilma), aos militantes e a todos os que buscam construir uma sociedade justa e digna para todos no Brasil e na América Latina se opondo à ditadura do capital internacional. Prova disto é a recente prisão do Pe. Amaro, da Prelazia do Xingu - PA, e a execução sumária da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. A culminância deste processo de violência por parte da mídia, parlamentares e judiciário brasileiros é o decreto de prisão do Presidente Lula ao que contestamos.
Nestes tempos temerosos em que os servidores do sistema neoliberal buscam assombrar o povo por meio da pedagogia do MEDO, lembramos as palavras do Papa Francisco: “Esta economia mata"!
Seguidoras e seguidores do Ressuscitado, continuaremos lutando animados pela utopia do REINO e motivados pelas palavras de Pedro Casaldáliga: “Nossas causas valem mais que nossas vidas”.
Como Prelazia de São Félix do Araguaia reafirmamos com o Papa Francisco: “Não deixem que nos roubem a ESPERANÇA!”
São Félix do Araguaia, 07 de abril de 2018.

C H E G O U O D I A !

Irmão, irmãs, amigos e companheiros missionários do dízimo,
Chegou o dia do nosso tão esperado encontro com os missionários do MEAC. Será hoje às 14 horas na igreja NS Aparecida de Confresa. Estamos aguardando a todos.
NB.: Não é preciso trazer o material do Dízimo que vocês já têm em mãos.

Hoje entregaremos:
1. As camisetas do dizimo;
2. Kit dízimo (livros de formação) para quem ainda não o tem;
3. Os livros "Dízimo e Oferta na comunidade" que serão entregues na missa.


08.04.18 - 09.03 = Entre nós o casal missionários do MEAC, o senhor Bruno e a senhora Marilene ao lado de Pe. Anemézio e Fr. Jefferson.
Tão bonitos! Está foto é daquelas pra se guarda no coração da história. C H E G O U O G R A N D E D I A !

10.04.18 - 16.53 = Nesta terça-feira aconteceu a primeira Missa da Partilha na Paróquia de São Sebastião de Confresa - MT presidida pelo pároco Padre Alexandre de Assis Peixoto e com a participação dos Missionários do MEAC na comunidade Bom Jesus da Lapa do Novo Planalto.


10.04.18 - 17.25 = O missionário Bruno Domênico conduziu toda reflexão catequética nesta celebração mostrando para todos o que a Bíblia eu os próprios bispos do Brasil dizem a respeito da ação participativa dos cristãos leigos na comunidade igreja e a co-responsabilidade destes para com a manutenção da própria Igreja através do dízimo. Com muita atenção as pessoas vindas das Comunidades: Nossa Senhora de Fátima do setor Canaã, Nossa Senhora da Conceição do setor Canaã, São Sebastião do setor Fartura, São Francisco de Assis do povoado Jacaré Valente e da comunidade local Bom Jesus da Lapa ouviram atentas a pregação do missionário.
10.04.18 - 17.36 = Conforme instruções dadas pelo Missionário, os participantes nesta celebração caminharam até o altar levando suas oferendas e receberam gratuitamente o livro "Dízimo expressão forte de comunidade" onde o leitor encontrará orientações seguras a respeito da sua co-responsabilidade e participação na Igreja e também o seu compromisso como dizimista.
10.04.18 - 18.00 = No final da celebração o pároco Padre Alexandre chamou a frente as Equipes da Pastoral do Dízimo e rezou a prece de "Envio" para o trabalho da evangelização como Pastoral do Dízimo de cada comunidade. [17:28, 15/4/2018] Antoninho Tatto: 11.04.18 - Nesta quarta-feira Padre Anemézio conduziu os missionários até ao Estúdio das emissoras de rádio em Confresa Rádio Confresa FM, Rádio Continental FM, TV Record, Rádio Big FM e jornal Agência da Notícia para falar do tema em evidência.

MAIS UMA CELEBRAÇÃO DA PARTILHA


11.04.18 - 17.29 = Na tarde desta quarta-feira aconteceu na capela de NS Aparecida das Três Flechas a segunda Celebração da Partilha com os missionários do MEAC os quais estavam se sentido "em casa" e explicaram com sabedoria e propriedade o tema proposto. A missionária Marilene refletiu, sobretudo, falando da "Oferta".


11.04.18 - 17.31 = "O que diz a Bíblia sobre a oferta? Vamos ler juntos o pequeno trecho do Êxodo cap. 35,1-2: 'O Senhor disse a Moisés: dizei aos israelitas que me façam uma oferta. Aceitarei essa oferenda de tudo o homem que a fizer de bom coração'".
11.04.18 -17.56 = Também aqui o povo participante nesta celebração foi chamado a caminhar até o altar levando sua oferta e, como proposto, cada família recebeu gratuitamente das mãos da coordenadora da comunidade e de um membro da Equipe do dízimo o livro "Dízimo e Oferta na Comunidade" para estudo, reflexão e meditação pessoal no silêncio de sua casa.


11.04.18 - 19.22 = Após a celebração a Sra. Núbia, coordenadora em exército, convidou a todos para uma boa prosa no barracão da Capela NS Aparecida enquanto o delicioso jantar que seria servido ficasse pronto. E aqui já vemos os missionários se servindo. Após o jantar os mesmos retornaram para a casa dos padres onde estão hospedados em Confresa - MT, a 65 km distante, para o merecido descanso.
Amanhã a celebração será na Capela NS da Guia da Agrovila Lumiar às 17 horas. Vamos nessa?



NOSSA SENHORA DA GUIA:


12.04.18 - 17.56 = Nesta quinta-feira os missionários do MEAC deram uma lindíssima catequese durante a Missa da Partilha na Capela de NS da Guia na Agrovila Lumiar. Nesta catequese os missionários destacaram: O que é o dízimo? Eu tenho mesmo que "pagar" dízimo? Para onde vai o dinheiro do dízimo?


12.04.16 - 17.58 = "O Dízimo é uma contribuição sistemática que cada cristão fiel realiza em período regulamentados conforme o recebimento do seu salário. O dízimo não é um imposto, uma obrigação vinda de fora. O dízimo brota de dentro do coração agradecido. É sinal da fé da pessoa que o faz e é sinal do reconhecimento de que tudo vem de Deus e devolver a Ele uma parte é expressão de agradecimento.


14.04.18 - 16.48 = Missa da Partilha em Veranópolis.


14.04.18 - 16.4 = A missionária Marilene Rossi explicando sobre o dizimo na Missa da Partilha em Veranópolis.


14.04.18 - 19.31 = O pároco Pe. André fazendo o "Envio" das Equipes da Pastoral do Dízimo de Veranópolis, comunidade São José, da Divino Espírito Santo, da Santa Luzia I, Santa Luzia II, São Bento, NS Aparecida do Angicão e São Sebastião da Branca de Neve.


15.04.18 - 08.48 = Missa da Partilha na Matriz NS Aparecida. A missionária Marilene Rossi falando aos fiéis.


15.04.18 - 08.48 = Pe. André presidindo a Missa da Partilha na Matriz NS Aparecida em Confresa - MT.


15.04.18 - 09.41 = Os agentes da Pastoral do Dízimo das comunidades Matriz NS Aparecida, Cristo Redentor da Vila Dois Mil e Santa Rita de Cássia do Setor Universitário foram "Enviados" para a missão desta pastoral pelo pároco Pe. André.
Muito gratificante receber tudo isso. Muito obrigado.

ATENÇÃO!
Daqui a pouquinho, às 19.30 hs teremos a última celebração com os missionários do MEAC em Confresa - MT, a Missa da Partilha. Será na Matriz São Sebastião de Confresa.

TODOS SÃO CONVIDADOS!
Venham, vamos nos alegrar no Senhor Ressuscitado e compreendermos melhor a importância do dízimo na na comunidade.
Muito obrigado digo eu. Graças ao MEAC temos aqui esses competentes missionários que estão sendo um tesouro precioso para as nossas comunidades. Obrigado, MEAC, obrigado Sr. Antoninho Tatto. Depois diremos mais. Abraço. Pe. Anemézio.

10.04.18 - 17.25 = O missionário Bruno Domênico conduziu toda reflexão catequética nesta celebração mostrando para todos o que a Bíblia eu os próprios bispos do Brasil dizem a respeito da ação participativa dos cristãos leigos na comunidade igreja e a co-responsabilidade destes para com a manutenção da própria Igreja através do dízimo. Com muita atenção as pessoas vindas das Comunidades: Nossa Senhora de Fátima do setor Canaã, Nossa Senhora da Conceição do setor Canaã, São Sebastião do setor Fartura, São Francisco de Assis do povoado Jacaré Valente e da comunidade local Bom Jesus da Lapa ouviram atentas a pregação do missionário.
[17:32, 15/4/2018] Antoninho Tatto: 10.04.18 - 17.36 = Conforme instruções dadas pelo Missionário, os participantes nesta celebração caminharam até o altar levando suas oferendas e receberam gratuitamente o livro "Dízimo expressão forte de comunidade" onde o leitor encontrará orientações seguras a respeito da sua co-responsabilidade e participação na Igreja e também o seu compromisso como dizimista.

10.04.18 - 18.00 = No final da celebração o pároco Padre Alexandre chamou a frente as Equipes da Pastoral do Dízimo e rezou a prece de "Envio" para o trabalho da evangelização como Pastoral do Dízimo de cada comunidade.





Pe. André proferiu lindas palavras de incentivo às Equipes da Pastoral do Dízimo das comunidades do Regional Canta-Galo. Vejam:

“... um sorriso do rosto de vocês... um abraço acolhedor. Através do testemunho de vida de vocês, vocês possam curar tantas feridas que muitas vezes o irmão que vem aqui trazer aquele dízimo ele não vai falar, mas quando encontrarem vocês, homens e mulheres de Deus, eu tenho certeza que eles vão voltar transformados para a casa deles. Que bom que vocês aceitaram esse desafio e que vocês se colocaram à serviço da Igreja. Hoje a Igreja vai enviar vocês e Jesus já falou: ‘a messe é grande e os trabalhadores são poucos’, mas graças a Deus que esses poucos arregaçam as mangas e não têm medo de se colocarem à serviço do Reino. É por causa de vocês que essa Pastoral do Dízimo vai pra frente. Vai depender do testemunho, da garra, do ânimo de vocês. Se vocês não acreditarem na Pastoral as pessoas da comunidade também não vão acreditar. Vocês são os primeiros que vão se colocar à serviço dos seus irmãos. Animá-los, quando eles estão desanimados. Então, hoje eu quero convidar a comunidade para que fique de pé e vamos estender as mãos sobre os nossos irmãos e vamos abençoá-los e, nessa bênção de ‘Envio’ preparar o coração deles para esse trabalho que é de ser como Jesus o Bom Pastor: ‘Dignai-vos, Senhor enviar esses vossos filhos, esses nossos irmãos e irmãs. Fazei com que o trabalho deles seja fecundo, abençoado e proveitoso para todos os vossos filhos e filhas a quem hoje eles são enviados. Amém’. Meus irmãos e minhas irmãs, em nome da Igreja eu envio e abençôo vocês. Recebam também o ‘Envio’ e a bênção da comunidade que confia e também reza por vocês. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. E a agora bem bonito: uma salva de palma para os nossos irmãos”.
Foram mesmo momentos de Deus e, ainda mais com uma equipe de missionários competentes que o MEAC nos enviou e a quem somos agradecidos.

Com carinho,

Pe. Anemézio, C.Ss.R.
Missionário Redentorista.