MEAC realiza sua 42ª Assembléia anual

Quadragésima segunda assembléia ordinária do MEAC

No dia 25 de janeiro de 2014, os missionários do MEAC (Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades) reuniram-se no Mosteiro da Esperança, localizado na capital paulista, para a realização da quadragésima segunda Assembléia Ordinária do grupo. A Assembléia iniciou-se com a oração, seguida da troca de informações sobre o andamento dos núcleos do MEAC no RS, PR e SP. Os missionários dos núcleos localizados nas regiões Norte e Nordeste não participaram do evento em São Paulo, pois, este ano, acontecerão assembléias locais.

Dentro desse momento de partilha, destaque para o depoimento da missionária Sara Fonseca, de São José dos Campos que comentou sobre a participação dela na Jornada Mundial da Juventude acontecida no ano passado, no Rio de Janeiro.

O presidente do grupo, Alvino Costa comentou, então, sobre sua preocupação em relação à manutenção do site e das redes sociais do grupo, dizendo que gostaria de ter uma pessoa cuidando especificamente desse trabalho. Rodrigo Franco, de Palmeira (PR), disse que seria importante utilizar uma linguagem mais elaborada nas redes sociais para chamar a atenção e levar os internautas aos conteúdos produzidos pelo MEAC e postados no site do grupo. O tema será debatido com maior profundidade para uma tomada de decisão.

O diretor espiritual do grupo, Irmão Fradão fez uma reflexão sobre a situação da Igreja no mundo atualmente, relatando as perseguições contra os cristãos que tem matado muitos e impedido milhões de celebraram sua fé em Cristo. Lembrou a importância da missão, já que tem se verificado um certo acomodamento na evangelização, pois muitos preferem mostrar um Cristo sem cruz ou uma cruz sem o Cristo. Com isso, reafirmou que ser cristão é assumir, a cada dia, a sua cruz e colocar a vida a serviço dos irmãos.

Após o almoço, Antoninho Tatto, de São Paulo (SP), apresentou informações sobre os grupos que não estavam representados na reunião. Contou sobre o encontro de formação realizado em Manaus para um grupo de, aproximadamente, 200 pessoas de toda a área missionária e do excelente trabalho que vem sendo realizado na região amazônica. Segundo ele, em cada paróquia estão sendo formados grupos  missionários de cerca de 50 a 60 pessoas cada. “As maiores dificuldades são a extensão territorial, a dificuldade de transporte e a pobreza local, mas que os resultados do trabalho já se mostram bastante animadores”, comemorou.

Em relação aos grupos da Bahia, lembrou que em Feira de Santana e Dias DÁvila, continuam seus trabalhos normalmente, com grande inserção dos missionários nas atividades paroquiais e diocesanas. Já em relação à Diocese de Paulo Afonso, relatou que, com apoio do padre Ronne, está sendo formado um grupo de missionários do MEAC. O bispo local, inclusive, solicitou a realização de um trabalho de implantação e animação do dízimo em toda a diocese.

Também falou sobre os grupos de Moçambique, afirmando que as notícias enviadas de lá mostraram que 2013 foi um período de intenso trabalho de formação para os missionários de Maputo e Matola, tendo sido verificado um incremento de aproximadamente dez porcento na arrecadação total do dízimo. Informou que o orientador espiritual dos grupos, padre Esteban, encontra-se doente e está na Argentina. Já em relação a Guiné –Bissau, contou da viagem realizada àquele país e do trabalho que vem sendo realizado, tendo, inclusive, recebido o relatório enviado pelo padre Imbombo com a composição da primeira diretoria do MEAC-GB. O grupo é formado de, aproximadamente, 60 pessoas.

Na sequencia, o presidente, Alvino Costa comentou sobre a necessidade dos missionários contribuírem financeiramente para a sustentação do MEAC. Enio sugeriu a criação de um boleto mensal, viritual, para lembrar ao missionário o compromisso. Para que a proposta possa ser efetivada, o presidente Alvino disse que a colocará sob análise e votação nas assembléias dos demais grupos. Após esses debates, a assembléia encerrou-se com a celebração eucarística presidida pelo Irmão Fradão.

Compartilhar:

Compartilhar:

Mais conteúdo

Enviar Mensagem