Fazer brilhar a verdade

Quem conhece ao menos um pouco da história da Igreja sabe de sua maior virtude: nunca se deixar abater diante das provações. “A Igreja sempre rejuvenesce e se renova”, afirmou-nos o Papa, por ocasião da proclamação de mais um ano de graças, o Ano da Fé, que se iniciou no último 11 de outubro. Um tempo de júbilo pelos 50 anos do Concílio Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, além de especial sintonia de orações pelo Sínodo dos Bispos, cujo tema é essencialmente missionário: “Nova Evangelização para a Transmissão da fé cristã”. Isso sem falar do evento especial para nós brasileiros que será certamente o fecho de ouro desse ano de graças, a JMJ no Rio de Janeiro, em 2013. Para não se perder o fio da meada, a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Missões desse ano nos traz um título desafiador: “Chamados a fazer brilhar a Palavra da Verdade” (Porta Fidei, 6). Diante de tantos apelos e motivações claras para os desafios que o Evangelho faz ao cristão mais comprometido, tudo soa como brados celestes à consciência de nossas responsabilidades com o mundo ainda agnóstico. O cristão é chamado a fazer brilhar sua luz em meio às trevas. É Cristo, mais uma vez, a nos apontar nossa negligência com aqueles que Ele próprio nos confiou para, juntos, redescobrirmos a verdade absoluta de Deus na nossa história. “Hoje, como outrora, o próprio Cristo nos envia pelas estradas do mundo para proclamar seu Evangelho a todos os povos da Terra”, escreve o Papa. Então, tá! Se durante mais de vinte séculos a Igreja viveu uma história de altos e baixos, de perseguições e também glórias, de histórias mal contadas, mas de páginas e páginas de impoluta caminhada ao lado do mais fraco, do injustiçado, dos “cristos” que a via sacra humana têm crucificado juntamente com o Cristo do Gólgota; se depois de tudo que a História registra a respeito do cristianismo e sua garra, sua determinação em “fazer brilhar” essa Verdade que nos domina; se ainda nos restam alguns poucos e destemidos missionários a teimar em sua sã (e nunca vã) cantilena de fé é porque realmente algo de bom ainda temos a oferecer ao mundo. De fato, nunca em sua história a humanidade precisou tanto de Deus quanto agora. Daí a teimosia do Papa: “a missão ad gentes (a todos os povos) deve ser o horizonte constante e o paradigma de toda atividade eclesial (responsabilidade de todos os cristãos), porque a própria identidade da Igreja é constituída pela fé no Mistério de Deus que se revelou em Cristo para nos dar a salvação, e pela missão de anunciar Cristo ao mundo até o seu regresso”, reafirma o Papa Bento XVI. Detalhe: até o seu regresso. Para um mundo avesso às coisas do alto, essa é uma verdade difusa, distante dos avanços intelectuais e materiais dos padrões modernos. Essa pedra de tropeço com a cultura e tecnologia é que coloca princípios de fé nos porões do intelecto humano. Não bastasse a aceitação de um Cristo ressuscitado, há também de se esperar sua volta? Dilemas que só a vivência da fé, de maneira sucinta, cristalina, pessoal, é capaz de suprimir. Daí, mais uma vez, que nosso pontífice não só desafia o mundo a “experimentar” a Verdade de Deus. Daí que o apelo da Igreja não é um brado no escuro de nossos dilemas e incertezas, mas uma voz ponderada e consciente a nos dizer, com todas as letras, que a crise da fé nos dias atuais vem da falta de um encontro mais pessoal com Jesus. Somente Ele pode operar no ser humano o milagre da apreciação de sua “água viva”, aquela que sacia o coração sedento, que rejuvenesce a alma combalida pelas desilusões mundanas, que faz brilhar no intelecto humano a luz de sua verdade mais pura: “Eu vim para que todos tenham vida. E vida em plenitude”. Por isso o cristão ainda anela: que a volta de Cristo glorifique sua Igreja! WAGNER PEDRO MENEZES wagner@meac.com.br

Compartilhar:

Compartilhar:

Mais conteúdo

CASA DA SOGRA

Não há como fugir da curiosidade que o título aqui desperta. Por experiência, definição, ironia, crítica ou mesmo rejeição, sabemos que a casa da sogra

DEMÔNIOS QUEREM NOS DESTRUIR

Tem gente que não acredita em Deus, mas teme os demônios. Tem gente que faz pacto com demônios, mas ignoram os pactos que Deus fez

AUDIÊNCIA GERAL 24/01/24

O texto a seguir inclui também as partes não lidas que são igualmente consideradas como pronunciadas: Catequeses. Os vícios e as virtudes. 5. A avareza

O TEMPO É AGORA

O grande desafio que o cristianismo propõe ao mundo é encarar a realidade do tempo presente. Seja este bom ou ruim, o fato é que

Enviar Mensagem