Mensagem do Papa: pedir a Deus o dom das lágrimas

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados: a esta bem-aventurança, o Papa Francisco dedicou a sua catequese esta quarta-feira (12/02), dando continuidade ao ciclo sobre este tema.

Na Sala Paulo VI, na presença de milhares de fiéis e peregrinos, o Pontífice explicou que, nas Escrituras, o choro pode ter dois aspectos: o primeiro é o sofrimento pela morte ou dor de alguém. O outro se refere às lágrimas pelo pecado, quando o coração sangra pela dor de ter ofendido Deus e o próximo.

Não é possível amar friamente

Sobre o primeiro aspecto, o Papa recordou que, com frequência, fala do dom das lágrimas e de quanto este dom é precioso:

“Pode-se amar de maneira fria? Pode-se amar por obrigação, por dever? Certamente não! Existem aflitos para consolar, mas às vezes existem também consolados para afligir, para despertar, que têm um coração de pedra e desaprenderam a chorar. Despertar quem não sabe se comover com a dor dos outros.”

Para Francisco, o luto é um caminho amargo, mas que pode ser útil para abrir os olhos sobre a vida e sobre o valor sagrado e insubstituível de cada pessoa, dando-se conta da brevidade do tempo.

As lágrimas do arrependimento

Já o segundo significado é chorar pelo pecado, sobre o qual é preciso fazer uma distinção: quem se altera porque errou e chora por orgulho e, ao invés, quem chora pelo mal cometido, pelo bem omitido, por ter traído a relação com Deus.

“Este é o choro por não ter amado. Chora-se porque não se corresponde ao Senhor, que nos quer tão bem, e nos entristece o pensamento do bem não feito; este é o sentido do pecado. Deus seja louvado se chegarem essas lágrimas!”

Trata-se de enfrentar os próprios erros, “difícil, mas vital”, como fez São Pedro, cuja decepção o levou a um amor maior. “Pedro olhou para Jesus e chorou e o seu coração foi renovado.” Já Judas não aceitou seu erro e se suicidou.

“Entender o pecado é um dom de Deus, é uma obra do Espírito Santo. Nós, sozinhos, não podemos entender o pecado. É uma graça que devemos pedir: ‘Senhor, que eu entenda o mal que fiz ou que posso fazer’. É um grande dom. E depois de entender isso, vem o choro do arrependimento.”

A beleza do choro e do arrependimento

Como sempre, a vida cristã tem na misericórdia a sua melhor expressão. Portanto, sábio e beato é quem acolhe a dor vinculada ao amor, porque receberá a consolação do Espírito Santo, que é a ternura de Deus que perdoa e corrige.

“Deus sempre perdoa, não se esquecer isto. Mesmo os piores pecados. O problema está em nós, que nos cansamos em pedir perdão. Este é o problema. Quando alguém se fecha, não pede perdão e Ele está ali para perdoar.”

“Que o Senhor nos conceda amar em abundância, amar com o sorriso, com a proximidade, com o serviço e também com o choro”, concluiu o Pontífice.

Compartilhar:

Compartilhar:

Mais conteúdo

CASA DA SOGRA

Não há como fugir da curiosidade que o título aqui desperta. Por experiência, definição, ironia, crítica ou mesmo rejeição, sabemos que a casa da sogra

DEMÔNIOS QUEREM NOS DESTRUIR

Tem gente que não acredita em Deus, mas teme os demônios. Tem gente que faz pacto com demônios, mas ignoram os pactos que Deus fez

AUDIÊNCIA GERAL 24/01/24

O texto a seguir inclui também as partes não lidas que são igualmente consideradas como pronunciadas: Catequeses. Os vícios e as virtudes. 5. A avareza

O TEMPO É AGORA

O grande desafio que o cristianismo propõe ao mundo é encarar a realidade do tempo presente. Seja este bom ou ruim, o fato é que

Enviar Mensagem