Foi aberto na noite desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o 14º Encontro Nacional dos Presbíteros. Promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), o evento se realiza no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida até o próximo dia 7 e tem como tema “A identidade e a espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época”.
Quase 500 padres de todo o Brasil estão representando suas dioceses. Para o Padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, “é um momento forte de comunhão de todos os presbíteros do Brasil”.
A temática do encontro deste ano é a “Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época”. De acordo com o padre Deusmar, trata-se de um assunto muito importante e atual, cuja reflexão deve ajudar cada presbítero a ter consciência da sociedade em que atua, e assim uma ação ministerial mais eficaz.
O tema será aprofundado no encontro pelos assessores, Padres João Batista Libânio e Jésus Benedito dos Santos.
Os organizadores estão otimistas com o evento em que os participantes representam mais de 20 mil padres brasileiros. Para o vice-presidente do CNP, Padre Lázaro Muniz, este número expressa “o desejo concreto de cada presbítero de estar engajado na luta em favor de si mesmo, de seu ministério, de sua vida e missão, como responsável por ajudar a sua comunidade a caminhar rumo ao Reino de Deus”.