Projeto Melhor Idade

Projeto Melhor Idade

O que é: Entre os projetos sociais desenvolvidos pela Associação Bom Samaritano, diretamente ou em parceria com outras entidades de promoção humana, existe um projeto voltado para atender as necessidades dos idosos, oferecendo a eles melhores condições de vida física e mental e favorecendo maior integração  com a comunidade onde estão inseridos.

Justificativa: Costuma-se dizer que a terceira idade é “a melhor idade”. Na realidade, porém, as pessoas que chegam ao entardecer da vida, e são sempre mais  numerosas, nem sempre se sentem felizes.                                                        Problemas de saúde, às vezes a ausência do companheiro ou da companheira, o afastamento normal dos filhos, quando não o abandono por parte dos mesmos, o pensamento do fim que se aproxima na medida em que se avança na idade, o valor irrisório de uma aposentadoria que geralmente mal dá para adquirir os remédios necessários, o sentimento de sentir-se inútil pela diminuição das forças físicas, a própria marginalização e o descarte impostos pela sociedade e até pela própria família, afetam negativamente  a maioria dos nossos idosos.                                                                                                                       Diante desta realidade, cabe à Igreja, em nome da caridade cristã, e à sociedade por dever  da justiça, voltar seu olhar para este grande contingente de pessoas que precisam de uma atenção especial. Foi para isto que a Associação Bom Samaritano pensou num projeto dirigido  para a promoção humana e espiritual dos idosos  que mais precisam de solidariedade. Trata-se de um conjunto de ações que formam o projeto “Melhor Idade”.

O que o projeto “ Melhor Idade” oferece:

1)Despertar nas comunidades e nas famílias a necessidade de oferecer aos idosos a valorização e o apoio que eles merecem.

2) Colaborar efetivamente com as famílias carentes para proporcionar aos idosos a assistência e o conforto adequados.

3) Organizar momentos regulares de convivência da terceira idade com a pratica de atividades diversas que favoreçam o entretenimento e a integração.

4) Incentivar  atividades artísticas, culturais e produtivas, valorizando as habilidades e a auto-estima dos participantes.

5) Encaminhar idosos para órgãos e instituições competentes para solução de suas necessidades especificas.  

6) Incentivar atividades que envolvam a participação dos jovens a fim de promover o encontro e o dialogo entre as velhas e as novas gerações, visando criar um mundo mais humano e mais fraterno.

7) Conscientizar  a terceira idade sobre os direitos do idoso e dar a ela o devido apoio para a conquista dos mesmos.  

8) Disponibilizar o espaço MEAC para acolher outras entidades que promovam a terceira idade e colaborar com suas atividades.

Cuidar da Vida, 
Partilhar o Pão
Transmitir o Conhecimento e a Fé:
É Amar e Servir
(Santa Dulce dos Pobres)

Mensagem

“ Há culturas que manifestam uma veneração singular e um grande amor pelo idoso. Longe de ser excluído da família ou de ser suportado como um peso inútil, o idoso continua inserido na vida familiar, tomando nela parte ativa e responsável.
Outras culturas, pelo contrário, forçaram e continuam a forçar os idosos a situações inaceitáveis de marginalização que são fonte de atrozes sofrimentos para eles mesmos e de empobrecimento espiritual para muitas famílias.
Um grande numero de idosos é acolhido em estruturas da Igreja, onde podem viver num ambiente sereno e familiar a nível material e espiritual.
Um  agradecimento especial deve ser dirigido às associações e movimentos familiares que trabalham a favor dos idosos, sob o aspecto espiritual e social.

(Papa Francisco, Amoris Laetitia, 48).
Contatos:
Tel: (71) 9.9633-0341
Email: bruno@meac.com.br.

Projeto Melhor Idade

Associação Bom Samaritano

 MEAC Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades
Centro de Evangelização Jesus Redentor
Rua 15 de Novembro, 186,
Garcia D’Ávila
Dias D’Ávila (BA)                                 

Compartilhar: