Projeto Cidadão Mirim

O que é: A Associação Bom Samaritano desenvolve, entre outros projetos sociais, o projeto de promoção humana denominado “Projeto Cidadão Mirim”.
O Projeto cidadão Mirim se destina ao atendimento de crianças e adolescentes de famílias carentes da comunidade de Dias D’Ávila, oferecendo desenvolvimento e melhor qualidade de vida.

Justificativa: O Brasil, como muitos outros países, apresenta um grande numero de famílias em situação de pobreza que tem em sua historia a marca da exclusão e do abandono. Os efeitos se fazem sentir, principalmente, nas dificuldades que as crianças e adolescentes dessas famílias enfrentam no aproveitamento da educação, caracterizando-se pela aprendizagem deficiente ou pela desistência da escola.

8. Reforço escolar. O reforço escolar, com duração de 40 minutos diários, visa o acompanhamento das crianças/adolescentes com baixo rendimento escolar. Busca novas formas educativas utilizando materiais didáticos, pedagógicos, visitas a bibliotecas e outras atividades que ajudam o ensino formal, sem substituí-lo.

Dias D’Ávila sofre as consequências da crise econômica do País que gera o desemprego e o sub- emprego, fazendo com que sua realidade não seja diferente de outros estados, sobretudo do nordeste do Brasil.
O Projeto Cidadão Mirim pretende garantir o mínimo necessário ao pleno desenvolvimento das condições físicas, emocionais e intelectuais das crianças e dos adolescentes da comunidade. É um projeto realizado através da Associação Bom Samaritano, com a  parceria de órgãos governamentais e não governamentais, atendendo às  determinações de Estado da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90).

O que o Projeto Cidadão Mirim oferece:
1. Desenvolvimento Integral. O Projeto Cidadão Mirim visa proporcionar ás crianças e adolescentes que compõem as famílias de baixa renda, atividades, apoio, orientação, alternativas para construção do seu projeto de vida. Promove o desenvolvimento integral da criança e adolescente contribuindo para que sejam membros integrantes e participantes da sociedade.
2. Cidadania. O cidadão do futuro está aos nossos cuidados para ser orientado ajudado, motivado e educado. A criança que frequenta o Projeto Cidadão Mirim terá a marca da educação recebida hoje. O exercício da cidadania é estimulado com atividades cívicas, comunitárias e solidárias.
3. Alimentação e saúde. A criança/adolescente que participa do Projeto Cidadão Mirim receberá alimentação complementar através de merenda fornecida dentro do horário das atividades matutinas ou vespertinas. As famílias serão incentivadas a criar em suas casas hortas domesticas como reforço à alimentação e à renda familiar.
Melhores condições de vida e de saúde alternativa com a participação das famílias envolvidas no Projeto Cidadão Mirim.
4. Comunicação e arte. O projeto Cidadão Mirim procura desenvolver atividades que estimulam a expressão e a comunicação das crianças e adolescentes através da música, teatro e brincadeiras infantis, visando auxiliar sua relação em grupo. Imbuir nas crianças espirito esportivo com torneios internos e estimular o interesse pelas artes através de bandas de música, corais, cursos de violão e artes cênicas.
5. Oficinas de Aprendizagem e artesanato. As oficinas de aprendizagem estimulam as crianças a conhecer técnicas e processos produtivos, técnicas de trabalhos manuais e artesanato com aproveitamento de matérias recicláveis e sucatas, além da pratica de jardinagem e criação de horta comunitária.
6. ABC da informática. O Projeto Cidadão Mirim oferece cursos básicos de informática, visando capacitar crianças e adolescentes para o mundo do trabalho, dentro da nova realidade.
7. Esporte e lazer. Através da escolinha de futebol e da pratica de outros esportes, crianças e adolescentes terão oportunidade de conhecer as noções básicas dos mesmos, favorecendo o companheirismo e a convivência coletiva, garantindo maior desempenho na escola e melhor comportamento na sua casa.  O lazer será garantido pelas praticas esportivas, com torneios internos, danças folclóricas, dança típica, passeios ecológicos, brincadeiras, festivais, teatro, gincanas e concursos diversos.
8. Reforço escolar. O reforço escolar, com duração de 40 minutos diários, visa o acompanhamento das crianças/adolescentes com baixo rendimento escolar. Busca novas formas educativas utilizando materiais didáticos, pedagógicos, visitas a bibliotecas e outras atividades que ajudam o ensino formal, sem substituí-lo.

Local de Funcionamento. O Projeto – Cidadão Mirim funciona no espeço do Centro de Evangelização Jesus Redentor, sede da Associação Bom Samaritano, Rua 15 de novembro, 186, Garcia D’Ávila, podendo criar núcleos em todas as comunidades em sintonia com os princípios da Associação Bom Samaritano. Horário de funcionamento. O Projeto Cidadão Mirim funcionará em dois turnos: Matutino e Vespertino. No turno matutino, das 7:30hs às 11:00hs, serão atendidos os alunos matriculados na escola pública no horário vespertino. No turno vespertino, das 13:00hs às 17:00hs, serão atendidos os alunos matriculados na escola pública no horário matutino.                                          Publico alvo. Crianças/ adolescentes dos 7 aos 14 anos, dos bairros Garcia D’Ávila e bairros próximos, atendendo aproximadamente 40 crianças em cada turno.

Condições para admissão no Projeto.
A)  famílias com rendimento até dois salários mínimos.
B) matrícula obrigatória na escola pública.
C) faixa etária entre 7 e 14 anos.
D) máximo de quatro crianças/adolescentes para cada família.

 Pessoal de apoio permanente.
A) duas professoras assistentes
B) uma auxiliar de disciplina
C) uma merendeira
D) um auxiliar de serviços gerais
E) um vigilante.

Colaboradores voluntários.
A) um professor de esportes
B) um professor de informática
c) monitores para canto, artesanato e outras atividades culturais
D) outros colaboradores eventuais conforme as diversas atividades
E) todas as pessoas que contribuírem financeiramente ou com seu serviço gratuito para o desenvolvimento do Projeto Cidadão Mirim.

Contatos:
Tel: (71) 9.9633-0341
Email: bruno@meac.com.br.

 Associação Bom Samaritano
 MEAC- Núcleo de Dias D’ávila
Rua 15 de Novembro, 186 Garcia D’Ávila
Dias D’Ávila (BA)

Compartilhar:

Compartilhar:

Mais conteúdo

AUDIÊNCIA GERAL 28/02/24

O texto a seguir inclui também as partes não lidas que são igualmente consideradas como pronunciadas: Catequeses. Os vícios e as virtudes. 9. A inveja

É BOM ESTARMOS AQUI

Algo que dá sentido à vida humana é a compreensão de quanto esta é bela. Melhor ainda quando essa descoberta vem acompanhada por uma revelação

AMIZADE E FRATERNIDADE

Parece-me um tanto forçado o termo Amizade Social num contexto de fraternidade cristã. Porque a boa notícia que nos trouxe os Evangelhos é exatamente o

AUDIÊNCIA GERAL 14/02/24

O texto a seguir inclui também as partes não lidas que são igualmente consideradas como pronunciadas: Catequeses. Os vícios e as virtudes. 8. A acídia

Enviar Mensagem