Livro ajuda no ensino do Dízimo na Catequese

O MEAC – Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades – é um grupo de missionários leigos que atua na Igreja há 40 anos. Há 30 anos se dedica à implantação e animação da pastoral do Dízimo. Agora, coloca à disposição dos padres, catequistas e lideranças em geral, o livro “Dízimo Mirim – da Catequese ao Dízimo”, um material didático, com quatro encontros dinâmicos que leva o ensinamento bíblico do dízimo para a catequese. “São três encontros de estudo, com várias dinâmicas práticas sobre dízimo, através dos quais o catequizando aprende envolvendo a família e outras lideranças da paróquia”, explica Odilmar Franco, co-autor do livro.
O material foi escrito a partir da crescente necessidade demonstrada por padres, lideranças da pastoral do dízimo e até mesmo catequistas que sentem a necessidade de abordar o tema Dízimo com as crianças. “À medida que vai se criando a consciência do dízimo, logo se começa a perceber que esse tema precisa ser ensinado desde cedo” comenta Odilmar.  Daí a busca por materiais de evangelização para a catequese.

Relembrando: Percebendo a necessidade urgente da evangelização sobre o dízimo, no ano de 1974 a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou um Estudo sobre o tema: Estudos da CNBB – nº 6 – Pastoral do Dízimo, trazendo informações riquíssimas sobre a espiritualidade e a prática do dízimo. Nele, os Bispos afirmam que o dízimo não pode ser entendido como mais uma atividade financeira ou como forma de arrecadação de dinheiro para sustentar a paróquia, mas como uma pastoral, catequese, ação evangelizadora.
Fica claro, portanto, segundo a orientação da Igreja, que o dízimo é um ato de fé que demonstra o reconhecimento de que tudo o que temos e somos é fruto do amor e da generosidade de Deus. Amor que não é só sentimento, mas que se transforma em ação, em atitude concreta de doação, de partilha para sustentar todas as obras dessa mesma comunidade. O dízimo revela nosso entendimento de que se trata de um ensinamento divino, expresso na Bíblia, que é a Palavra de Deus. É um ato de solidariedade porque ajuda a realizar a dimensão social de ser Igreja atendendo àqueles que mais precisam.
A psicóloga e missionária leiga do MEAC, Rosana Franco, co-autora do livro “Dízimo Mirim – da Catequese ao Dízimo”, lembra que para amar é preciso conhecer!
Ela diz que “só amamos as pessoas porque as conhecemos, e a partir de hoje vamos conhecer o que nos ensina a Bíblia sobre Dízimo e Oferta, ensinamentos de Deus vividos em nossa Igreja para a sustentação do Reino de Deus”.
Ela ainda explica que “o melhor da prática do Dízimo e da Oferta é que ela nos modifica por dentro, para a solidariedade e a partilha consciente. Por isso, é preciso conhecer para amar esta Palavra e, depois, contar a todos “…até aos confins da terra….”.

A idéia é levar conhecimento para amar esse ensinamento de Deus através de um encontro de formação para os catequistas. Depois, os catequistas utilizarão o livro nos encontros com os catequizandos. Esses encontros seguem a seguinte dinâmica: os catequistas usarão 15/20 minutos do encontro semanal para a formação dos catequizandos sobre Dízimo e Oferta. A formação será em 04 encontros com os seguintes temas:
1º Encontro:  O que é Dízimo?
2º Encontro:  Para que serve o Dízimo?
3º Encontro:  Como praticar o Dízimo?
4º Encontro: Evangelizando sobre o Dízimo.
O 4º Encontro será realizado durante o Ofertório da missa, especialmente preparada para que os catequizandos entreguem seus dízimos e ofertas. Trata-se de um trabalho que deve ser feito em parceria entre a pastoral da Catequese e pastoral do Dízimo
Cada encontro contém:
A) Animação
B) Palavra
C) Comentário
D) Comparando com a vida
E) Evangelizando em casa
Mais detalhes sobre o livro e o encontro de formação para catequistas podem ser obtidos com os missionários Odilmar e Rosana pelos fones (42) 3252 3099 – 9947 7212 ou pelo email: odilmar@meac.com.br

Compartilhar: