Implantação

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Desde 1982, a partir de minha própria experiência, o Meac orienta paróquias na implantação e manutenção do dízimo como projeto definitivo de auto sustentação. Alguns fatos na comunidade, na família e, principalmente, o conhecimento da realidade difícil das paróquias que encontrei nas minhas viagens missionárias pelo Brasil me levaram a pensar no assunto e colocá-lo na vida privada, a serviço da Igreja. Mais de 4500 paróquias no Brasil e no exterior adotaram nossa pedagogia, com aproveitamento em mais de 97% das paróquias acima do esperado, no aspecto financeiro, e muito mais no sentido pastoral. A conscientização das lideranças e do povo foi o aspecto determinante para os resultados positivos. Minha conversão se deu com a reflexão dos textos bíblicos sobre o dízimo. Se Palavra de Deus sobre o dízimo mudou minha cabeça, certamente mudaria a vida de muita gente. Daí nasceu este trabalho e a metodologia.

PROJETO MISSIONÁRIO DA PASTORAL DO DÍZIMO DO MEAC
O Dízimo é sinal de maturidade cristã, compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres.
O Meac desenvolve um trabalho de Animação Missionária sobre o Dízimo nas Dioceses e Paróquias, com a finalidade de levar a Igreja à auto sustentação, utilizando estratégias, com o objetivo de “ levar todos os fiéis a uma participação concreta na construção do Reino de Deus”.

OBJETIVO GERAL: Despertar a consciência e a corresponsabilidade de cada fiel pela sua Diocese, por meio de sua Paróquia ou Comunidade, tornando-se sinal de unidade, gratidão, doação e serviço a Deus e à Igreja, descobrindo as três grandes dimensões do dízimo:

Dimensão Religiosa: Toda a preocupação da Igreja em expandir a fé, levando todo o povo à adoração, louvor e agradecimento a Deus.
Dimensão Social: A preocupação com os mais necessitados, acolher Jesus nos pobres, num trabalho permanente de promoção.
Dimensão Missionária: A preocupação com a proposta missionária da Igreja, levando a experiência de fé em Jesus Cristo a todos os povos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ajudar as Dioceses a implantarem o dízimo segundo a Palavra de Deus e orientações da Igreja. Onde já existe o sistema do dízimo implantado, ajudar a fortalecê-lo.

ESTRATÉGIAS: Promover um encontro entre os Padres com o Bispo, para que haja unidade na forma de captação de recursos necessários para a manutenção da Igreja local, e estabelecer, ou conhecer, as normas da Diocese quanto à Pastoral do dízimo. Promover encontros Diocesanos com todas as equipes da Pastoral do Dízimo de todas as Paróquias e Comunidades, dando uma visão panorâmica da Pastoral do Dízimo, apresentando a metodologia, destacando sua importância e relação com as demais Pastorais, dentro da Pastoral de conjunto. Propor a formação de uma Equipe Diocesana composta por representantes de cada Paróquia ou áreas, conforme a estrutura própria de cada Diocese.
-Estabelecer um cronograma de implantação do dízimo em cada Paróquia, promovendo em cada uma um encontro de formação da Pastoral do Dízimo com todas as lideranças. Formar em cada Paróquia e Comunidade uma Equipe Missionária da Pastoral do dízimo. Realizar a “Celebração da Partilha” em todas as Missas das Paróquias celebradas nos finais de semana, visando o despertar do tema dízimo junto a todo povo.

LINHAS DE AÇÃO: Fornecer subsídios de formação permanente tais como: Livros de formação das lideranças, de conscientização para as famílias, DVD sobre o dízimo para formação de lideranças, cd’s com músicas com o tema “Dízimo”, propor a “Revista Anual do Dízimo com Calendário" para as paróquias distribuírem às famílias, incentivar a criação de um Boletim Paroquial ou orientar na inclusão do tema “dízimo” onde já existe, incentivar, onde não existe levando as Dioceses e Paróquias a implantar um sistema de Administração que visa o controle Administrativo, Financeiro e Pastoral.

METODOLOGIA: Dízimo Projeto de Amor Após o encontro diocesano com o bispo e os padres, a cada solicitação de paróquia para realizarmos o trabalho, encaminhamos uma planilha que chamamos de "Plano Pastoral", com a qual coletamos informações para conhecermos a realidade da paróquia, os trabalhos pastorais que realiza e os recursos que tem para isso, o objetivo desejável, os recursos que julgam necessários. Após análise, enviamos uma "Planilha de Materiais" ideais que sugerimos para realizar o trabalho de conscientização. Na “Planilha de Materiais”, primeira parte, consta os subsídios para a Equipe Missionária do Dízimo e demais lideranças. Na segunda parte da Planilha estão os materiais para as famílias.
Equipe missionária da Pastoral do dízimo e lideranças.
Recordamos que é muito importante, antes da ida dos missionários, uma boa preparação de todas as lideranças, (Secretária Paroquial, Catequistas, Ministros da Eucaristia, Coordenadores de Grupos, Conselho Paroquial, Coordenadores de Cursos, etc.) e de modo especial a equipe missionária da Pastoral do Dízimo. Para isso sugerimos:

1- Um encontro onde todos devem assistir ao DVD "Dízimo Um Acontecimento Feliz"; este DVD permite cópias gratuitas no site:www.meac.com.br.

2- Entregar para todas essas lideranças o livro "Dízimo Ministério da Partilha". Para a equipe de Liturgia e Cantos, entregar o CD "Cantando a Partilha" a fim de ensaiarem as músicas para a "Celebração da Partilha"; este CD permite fazer cópia gratuita no site:www.meac.com.br.

3- Para os catequistas, entregar também o livro próprio do Dízimo Mirim, caso a paróquia queira iniciar este trabalho com a catequese. Estas lideranças devem apenas assistir o DVD “Dízimo Um Acontecimento Feliz” e ler seus materiais.

4- Para a equipe missionária do dízimo, além do Livro "Dízimo Ministério da Partilha", deve ser entregue o "KIT" completo, composto dos seguintes materiais: "Dízimo Projeto de Amor", "Dízimo Expressão Forte de Comunidade", “Dízimo e Oferta na Comunidade”, o DVD e os Cartazes. O coordenador deverá receber, ainda, um exemplar do livro “Dízimo Plano de Amor”. A equipe da Pastoral do Dízimo deverá seguir passo a passo os encontros indicados no livro "Dízimo Projeto de Amor",que conduz à organização da Celebração da Partilha. É um manual que tem como objetivo a formação de equipes responsáveis para organizar a Pastoral do Dízimo nas Paróquias pelo método: VER, JULGAR e AGIR, dividido em temas.

O TEMA 1 é a Apresentação do Projeto. Para pessoas especialmente convidadas, futura equipe missionária do dízimo, é apresentado o projeto paroquial para a Pastoral do Dízimo, suas necessidades, o que é a Pastoral do Dízimo, qual o objetivo principal desta pastoral. No final é escolhida a equipe definitiva. Escolhida a equipe.

O TEMA 2 trata da Capacitação desta equipe. Bem preparados, poderão orientar e acompanhar os futuros dizimístas. No final deste processo terão estudado todos os subsídios que receberam no seu KIT. Antes porém, haverá um mais um encontro de todas as lideranças com as equipes do dízimo e com a presença dos missionários do Meac. É quando confirmamos se as lideranças estão realmente prontas, se as equipes estão bem preparadas e motivadas.

TEMA 3, Celebração da Partilha. As equipes, neste tema, vão aprofundar toda a metodologia apresentada no DVD Dízimo um Acontecimento Feliz, dividido em quatro partes distintas: organização, celebração implantação e manutenção. ORGANIZAÇÃO:Processo de preparação de uma equipe bem formada e motivada para o lançamento ou fortalecimento da pastoral do dízimo com metas a serem atingidas de acordo com as necessidades da paróquia. Neste período a equipe conhecerá também as necessidades financeiras da paróquia. Estarão preparados para levar o projeto ao povo.

CELEBRAÇÃO: É o momento de apresentação do projeto para a comunidade. A Celebração é um momento forte de animação missionária sobre o dízimo feito por missionários do Meac em todas as missas de um final de semana com folheto "Celebração da Partilha", um folheto próprio com textos sobre o dízimo e a oferta. A cada texto os missionários dão as devidas explicações, testemunham e motivam a comunidade a compreenderem o verdadeiro sentido e finalidade do dízimo. Nesta ocasião é entregue para cada família o subsídio "Dízimo e Oferta na Comunidade", um livro com todos os textos sobre Dízimo e Oferta com pequenas reflexões. Cada família é orientada na Celebração da Partilha a ler o livro, e só após a leitura fazer a opção de ser dizimista, para que seja uma opção consciente, preenchendo a ficha de adesão na última página do livro, tornando-se um dizimista fiel, alegre, comprometido com sua comunidade.

IMPLANTAÇÃO: Após a celebração o povo está motivado e a equipe preparada para atender e orientar sobre possíveis dúvidas dos dizimistas. Estão também orientados para a conscientização permanente, apresentando novas reflexões a cada mês, bem como a apresentação dos resultados.

MANUTENÇÃO: Implantado o dízimo e atingidos os objetivos traçados, a equipe está orientada a dar continuidade para manter o sistema com seus resultados de forma permanente. A equipe estará também orientada a dar continuidade ao estudo e aplicação do manual “Dízimo Projeto de Amor”, sabendo o que fazer uma semana após a Celebração da Partilha, na segunda, terceira e quarta semana, o que deve fazer no primeiro, segundo e terceiro mês e depois do quarto mês em diante. Todo trabalho é desenvolvido no primeiro momento com as pessoas que frequentam a comunidade, nas missas nos finais de semana. Atingido o primeiro objetivo, o valor necessário conforme o Plano Financeiro, no final do Manual há orientação para Missões em Seu Lar, buscar as famílias que ainda não participam na comunidade. Só tem o direito de ser dizimista quem participa. Atraídos para a comunidade, participando, serão orientados sobre a forma de sustentação da Igreja, sem taxas nem festa para arrecadar e sim para celebrar a vida e caminhada da comunidade.

Links úteis para a Pastoral do Dízimo:

01- DVD Dízimo um Acontecimento Feliz

02-O que é Dízimo, Oferta, Donativo e Caridade, suas diferenças

03-Dízimo com Tatto na Rede Vida

04- CD Cantando a Partilha, músicas sobre dízimo para Missa

05- A viuva de Jerusalém

06- O Pai de toda vida

07- Outras reflexões em vídeo

08- Textos sobre dízimo que podem ajudar

09- Veja tudo que temos em:

www.meac.com.br

Antoninho Tatto - Meac São Paulo Apóstolo
Rua Américo Brasiliense, 891 - São Paulo _ SP
Cep: 04715-003.
Tel: 11 2802-7205 / 11 99454-7181
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.