UM REI SEM COROA

Em tempos de insignificante vírus dominando o mundo e se sentindo o rei do universo porque nele enxergaram uma coroa real, seria oportuno dizer quem é quem nesta confusa crise da existência humana. Somos inferiores a um insignificante germe ou perdemos nossa identidade de criatura destinada a dominar a face da terra? Essa crise tem origem, meio e fim; não vencerá. Questão de tempo e também de fé. Fé nos revezes da vida, como desafiava antiga palestra que muitas vezes ministrei.

Dessa fé surgia a figura sempre portentosa, porém serena, de um outro rei, coroado devidamente por anjos e arcanjos que o serviam. Com seu manto púrpura e seu cetro de ouro puro na mão direita, ocupava um trono celestial. Mas sua mão esquerda não estava vazia. Ostentava com orgulho a razão do seu reinado, seu domínio soberano, o globo terrestre encimado por uma cruz reluzente. Aquela cruz era a coroa do mundo em suas mãos! Conquanto, sua coroa também exibia uma cruz… Eis a fé que nos ensina esse Senhor e Rei, com o coração aberto e transpassado por uma espada, mas também encimado por outra estranha coroa… de espinhos. Essa sim, a mais valiosa, o maior e mais precioso dos tesouros que a humanidade nunca mensurou com os devidos critérios da mais pura fé, aquela que tudo vence.

Reconhecer e venerar Cristo Rei como único Senhor e Redentor do Universo implica em reconhecer a preciosidade de sua coroa de espinhos, aquela que relembra seu calvário de dor, sofrimento e morte, mas ultrapassa tudo isso no mistério de sua ressurreição e ascensão. Como professamos em nosso credo: “subiu aos céus, está sentado `a direita do Pai, donde voltará…” As cruzes de uma pandemia estão aí, fazendo vítimas sem distinções sociais, políticas ou religiosas, mas ceifando muitas vidas de maneira assustadora. O “lugar da caveira” (calvário) deixou de ser um referencial geográfico para dominar o mundo com suas sentenças capitais e seu cetro de vida ou morte. Enquanto os esforços científicos buscam desesperadamente uma forma de derrotar um inimigo quase invisível, muitos dobram seus joelhos diante do trono celestial que a imagem sagrada da fé cristã representa. Só Ele possui o verdadeiro cetro do poder e glória, da vida e da morte, da bênção ou da maldição. Só Ele poderá inspirar soluções eficientes para a cura do corpo e da alma, dando aos nossos pesquisadores e cientistas a pista necessária para a salvação que buscamos. Salvação com “s” maiúsculo. Do corpo e da alma, repito.

Isso tudo significa que estamos nas mãos de Deus. Os revezes do momento não terminarão num passe de mágica qualquer, mas num maior respeito à vida e aos semelhantes. Isso se chama solidariedade, fraternidade, virtudes básicas da fé cristã. Para agnósticos e descrentes, humanismo, instinto de sobrevivência. Não importa. O que aqui se visualiza é uma maior consciência humana de sua fragilidade enquanto ser vivo, mas também sua inquebrantável força interior que o espírito de fé lhe aponta como ser espiritual. Reconhecer, pois, o poder de Deus como a única força restauradora para nossa saúde, seja esta física ou espiritual, é dar-Lhe o devido lugar no trono sagrado dessa odisseia terrena. Nada seríamos, nada teríamos, nada faríamos sem a permissão das forças celestiais, essa energia positiva que governa o universo. Se há um governo, há de existir um comando. Se acreditamos nesse comando, há de ter um rei, um soberano acima de tudo e de todos. Mesmo que o julgamento faccioso de mundo o tenha obrigado a dizer: “Meu reino não é deste mundo”. Se não é deste, existe outro. Nesse outro seu poder supera qualquer realeza ou utopia de poder humano. “Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo’…” (Mt 25,34). Tomai posse.

WAGNER PEDRO MENEZES
wagner@meac.com.br

Compartilhar:

Compartilhar:

Mais conteúdo

CASA DA SOGRA

Não há como fugir da curiosidade que o título aqui desperta. Por experiência, definição, ironia, crítica ou mesmo rejeição, sabemos que a casa da sogra

DEMÔNIOS QUEREM NOS DESTRUIR

Tem gente que não acredita em Deus, mas teme os demônios. Tem gente que faz pacto com demônios, mas ignoram os pactos que Deus fez

AUDIÊNCIA GERAL 24/01/24

O texto a seguir inclui também as partes não lidas que são igualmente consideradas como pronunciadas: Catequeses. Os vícios e as virtudes. 5. A avareza

O TEMPO É AGORA

O grande desafio que o cristianismo propõe ao mundo é encarar a realidade do tempo presente. Seja este bom ou ruim, o fato é que

Enviar Mensagem